Meu cachorro adora comer grama


Sempre digo que ele parece uma boi, adora pastar! O Yuri, meu poodle mais velho, adora comer uma plantinha, mais qual é a finalidade?

Como diria os antigos, o cachorro come matinho por que esta doente, geralmente com dor de barriga ou está com vermes.

Será mesmo?

No consultório veterinário essa é uma pergunta muito frequente e confesso para vocês que na literatura veterinária não existem muitas explicações, apenas hipóteses.

Sabemos que o cão é onívoro, ou seja, gosta de comer uma “saladinha” também além da carne, e a graminha serve como essa saladinha, é principalmente uma fonte de fibras.

As fibras vegetais são fundamentais para o bom funcionamento do intestino, facilitam o trânsito intestinal, ajudam a formar o bolo fecal, dando ao número 2 aquele formato característico.

Existem estudos em humanos indicando que a ingestão regular de fibras auxilia na prevenção do câncer de intestino, ajuda  também na absorção de nutrientes e eliminação de toxinas.

Bom… Então devo deixar meu amiguinho se acabar na grama da pracinha?

Para responder essa pergunta devemos imaginar um cenário, na grama da pracinha passam muitos cães todos os dias e ali provavelmente eles fazem xixi e coco. Nós sabemos que não são todos os cães que são desverminados corretamente, portanto a grama da pracinha pode ser uma fonte de infecção para seu cão. O que seria bom pode prejudica-lo.

Para facilitar existem no mercado gramas próprias para animais que são já vem pronta e podem ser uma opção, especialmente para quem mora em apartamento.

Pela minha experiência como mãe de filhos de quatro patas e veterinária é interessante administrar um vermífugo quando o interesse pela grama começa a ficar mais forte. Normalmente após o vermífugo o interesse pelas plantinhas diminui.

E vale a pena rever a ração, oferecendo uma mais rica em fibras ou acrescentar vegetais e frutas na dieta, como uma cenoura, ou um pedaço de maça e até mesmo coockies. Neste site do cachorro verde tem uma receita bem legal. Clique aqui.

Importante é saber que os animais são sábios e se eles estão buscando uma fonte de fibra é por que o seu organismo esta precisando.

Escreva as suas dúvidas neste post. Aqui no Blog Sobre Cães e Gatos você encontra informação e diversão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

29

02 2012
2012

Seu Comentário