Estou grávida?


Mau humor… Não imagina! A Pipoca esta nos últimos dias passando por momentos complicados.  Na sua linda cabecinha ela acha que esta grávida! Será inveja da mamãe? Ela quer ter um bebe como eu?

A resposta é não ela esta com “gravidez psicológica” não por querer, mas por que ela tem muitos hormônios circulando que fazem ela achar que ela esta esperando sim vários cachorrinhos.

Na minha opinião a “gravidez psicológica “não deveria chamar-se assim e sim de gravidez fisiológica, pois é uma resposta natural após o cio.

Quando dizemos que a cachorrinha esta no cio é por que ela esta no seu período fértil, após a ovulação ela inicia a produção de um hormônio chamado progesterona.

Esse hormônio é o responsável pela manutenção da gestação. É a progesterona a culpada pelos enjoos e pela alteração de humor que nós mulheres grávidas temos durante a gestação.

A mudança comportamental é gritante, pode ocorrer alteração no apetite, a nossa amiguinha fica mais caprichosa para comer. Como instinto elas ficam mais sedentárias, preferindo descansar e cochilar e têm a tendência a adotar objetos, especialmente os seus brinquedos.

Essa fase ocorre aproximadamente dois meses após o cio, é quando ela na cabecinha dela, esta para ter neném, ou os bebes já nasceram. Aqui em casa a Pipoca adota os outros bichinhos, neste período os seus “irmãos” passam a ser seus “filhos”.

Também pode ocorrer produção de leite. As mamas ficam repletas e na maioria das vezes é necessário que o veterinário prescreva medicação, pois este leite pode “empredar”e gerar um quadro de inflamação. O que para a nossa amiga vai gerar dor e nos casos mais graves pode até ocasionar uma grave infecção.

Outro quadro clínico que pode ocorrer nas cachorrinhas que fazem “gravidez psicológica” é a infecção uterina também conhecida como piometra.

Para evitar este quadro o ideal é castrar. As cadelas que fazem este quadro de “gravidez psicológica” normalmente vão repetir esta alteração de comportamento após todos os cios que ela tiver.

A medicação prescrita pelo veterinário para “secar” o leite não evita que o quadro se repita e na minha experiência profissional a cachorrinha que apresenta esse comportamento tem a tendência a repetir mais forte após cada cio.

E cá entre nós e muito sofrido também, pois elas realmente acham que estão grávidas, e esperam por seus filhotinhos que não chegam! O instinto materno está ali prontinho e é por isso que elas adotam outros bichinhos ou brinquedinhos.

Portanto… Vamos castrar! Assim evitamos a super população de cães e deixamos as nossas cachorrinhas mais felizes.

Escreva as suas dúvidas neste post. Aqui no Blog Sobre Cães e Gatos você encontra informacão e diversão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

14

02 2012
2012

Seu Comentário