Ele está ficando sem pelos!


Chega a dar um desespero ver os pelinhos caindo, caindo e aquele cachorrinho lindo peludinho, vai ficando carequinha. O que fazer? Quais as principais causas?

Na semana passada abordei o tema sobre cães que se coçam. Naquele post falei de muitas doenças de peles que podem causar coceira e junto com a coceira vem a queda de pelos. Leia aqui o post.

O ato de coçar gera um trauma na pele arrancando os pelos e formando áreas com pelos rarefeitos e muitas vezes é possível ver a pele arranhada e machucada, por isso o prurido, ou seja, a coceira é a principal causa da queda de pelos nos cães.

E quando ele não coça e o pelo cai? Daí meu amigo essa conversa é longa…

Outra causa comum da alopecia é a pele seca, que pode estar associada á uma leve descamação, essa é vista como umas caspinhas na pele. A pele mais rececada é observada em cães alérgicos, atópicos e com problemas crônicos.

Causas hormonais como o hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo e hiperestrongenismo também causam queda de pelos e nestes casos podemos observar uma queda lenta e na maioria dos casos o pelo fica mais ralinho e cai simetricamente. Nestes casos apenas exames específicos de sangue podem diagnosticar estas doenças.

A calvíce padronizada também é muito comum, podemos observar falta de pelos na região dos pavilhões auriculares, pescoço e ventre. As raças mais acometidas são os Dachshunds e Pinshers. E nestes casos o cachorrinho não coça e o pelo não nasce mais é igual a calvíce humana.

Alopecia pós tosa também pode acontecer, raças como o Chow Chow e o Akita podem sofrer uma alteração na evolução do crescimento da pelagem podendo demorar até um ano para voltar a crescer, mais fique tranquilo volta a crescer.

Atenção também aos lacinhos, as nossas amiguinhas podem fazer áreas com queda de pelo na região dos laços, especialmente na cabeça, portanto não aperte muito os lacinhos e nunca utilize cola quente para colar o lacinho nos pelos, além de causar o enfraquecimento dos fios pode machucar a nossa amiguinha.

Algumas injeções aplicadas nos nossos amigos podem causar queda de pelo local da aplicação, como os corticoides e vacinas, especialmente a vacina da raiva.

O que deve ser feito sempre que o seu cachorro começar a perder pelos é consultar um veterinário para que ele possa diagnosticar e assim prescrever o tratamento correto para o seu amigo.

Escreva neste post as suas dúvidas. Aqui no Blog Sobre Cães e Gatos você encontra informação e diversão.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

24

01 2012
2012

2 Comments Add Yours ↓

The upper is the most recent comment

  1. Eloiza #
    1

    Quero tirar uma Duvida ,tenho Maltes tenho que dar Vacina nele ,porem não sei qual é nome dela tem como me ajudar ???

  2. 2

    Oi Eloiza,
    Qual a idade do seu amiguinho? Me encaminhe um e-mail com a idade dele, assim posso te orientar melhor!
    Obrigada
    Vivian



Seu Comentário