O que é Parvovirose canina


Para nós veterinários esta época do ano é muito triste, pois infelizmente com o Natal a compra de filhotes de cães para presente é grande e com eles vêm o vírus da Parvovirose e muita tristeza.

Acho que para começar a falar desta doença que afeta mais os filhotinhos de cães, vale ressaltar que cachorro não é brinquedo e sim uma responsabilidade por muitos anos, dar um cachorro de Natal deve ser uma decisão pensada e não uma compra de impulso.

A parvovirose é uma doença conhecida por levar a óbito muitos cães, ela é grave e na maioria das vezes fatal.

A transmissão ocorre através das fezes pela via oro-fecal, ou seja, através do contato das fezes com a boca do animal. O que é comum entre filhotes. E nas feiras de filhotes aonde temos um grande número de filhotes juntos o perigo de contaminação é maior.

A doença afeta mais os cães jovens (até 6 meses de idade) que estão na fase de vacinação ou sem vacina.

Seu inicio é brusco e é caracterizada por uma diarréia abundante, líquida e incontrolável, na maioria das vezes com sangue. O nosso amigo também apresenta vômito, febre alta, depressão e completa falta de apetite.

Nesse inicio dos sintomas ele dissemina o vírus no ambiente. O período de eliminação no ambiente é longo, cerca de 1 a 2 semanas após o inicio dos sintomas.

O período de incubação é de aproximadamente 5 dias, ou seja, este é o período entre ele ter contato com o vírus e o inicio da doença.

O parvovírus canino é altamente resistente e pode permanecer no ambiente por muitos meses, tornando-se fonte de infecção para outros cães. Portanto não é frescura do veterinário quando ele pede para não adquirir outro cachorro por pelo menos 6 meses após ter ocorrido um caso de parvovirose no ambiente.

O ideal é queimar todos os potinhos, caminha e panos que o cachorrinho doente teve contato, pois estes utensílios são as principais fontes de infecção para outros cães.

A parvovirose é muito grave e pode levar o cachorrinho a morte. Infelizmente muitos morrem, pois são filhotes e menos resistentes.

Existem raças mais susctíveis ao parvovírus canino são elas: Rottweilers e Dobermans. Não se sabe ao certo porque, mas o ideal é que os cães destas raças recebam uma alimentação diferenciada que melhore a sua imunidade, pode-se também utilizar suplementos que melhorem a resposta imunológica destes cães.

O tratamento é de suporte, com antibióticos, muita soroterapia endovenosa, remédios para cessar o vômito. Infelizmente por ser uma doença viral não existe tratamento específico.

Para combater esta doença é importante vacinar o seu cão, lembrando que ele estará protegido apenas após a terceira dose de vacina.

Em regiões de surto da doença pode-se utilizar o soro específico.

O soro confere proteção apenas por 15 dias e pode ser aplicado quando os cachorrinhos são bem novinhos, já a vacina só pode ser aplicada após os 45 dias para que não exista interferência dos anticorpos vacinais.

Não compre cachorros em feiras de filhotes! Se a sua opção é comprar um filhote de raça busque um canil com veterinário responsável técnico.

Adotar um cachorrinho adulto é uma boa opção para evitar a doença e fazer um cachorrinho feliz!

Aqui no blog Sobre Cães e Gatos você encontra informação e diversão. Escreva as suas dúvidas neste post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

22

12 2011
2011

Seu Comentário