Diarreia… Quais as principais causas


O verão esta chegando e agora se inicia a temporada de diarreia nos consultórios veterinários de todo o país. A temporada de fezes amolecidas especialmente na segunda-feira começou. O que fazer? Quais as principais causas?

Falar deste tema é no mínimo “nojentinho”porém ele tem que ser abordado e com muita seriedade. Pois acredito que muitas mortes de cães e gatos podem ser evitadas se os quadros diarreicos forem tratados rapidamente.

Caracterizamos diarreia quando as fezes do seu cão ou gato apresentam-se com alteração de volume, fluido ou frequência.

Pode ter ínicio agudo, ou seja, estava bem ontem e hoje amanheceu com as fezes amolecidas.E crônica quando o nosso amiguinho esta com problemas intestinais há mais de 3 semanas, o que debilitita e pode determinar até mesmo o óbito deste paciente.

As doenças causadoras de diarreia são diversas e ela também pode ser causada pela ingestão de alimento em excesso( aquela dor de barriga que temos após come aquela feijoada!)  e também por ingerir alimentos que o nosso amigo não esta acostumado.

Atenção! Não é por que estamos entrando no período de festas de final de ano que o seu cão deve comer a ceia de Natal, ele não esta acostumado e fatalmente ele sofrerá com uma diarreia no dia seguinte. Pense nisso!

Agora nesta época do ano também é grande a incidência das doenças virais nos cães como a Parvovirose, Cinomose e Coronovirose. Para prevenir vacine seu cão sempre no VETERINÁRIO, exija o carimbo e assinatura do profissional, esse deve ter registro no CRMV do seu estado e deve examinar o seu cachorro antes de aplicar a vacina.

Nos gatos as principais doenças virais causadoras de diarreia são a Panleucopenia felina, a FIV ( AIDS felina) e FeLV ( Leucemia felina) e a Coronovirose. A Panleucopenia ,a Coronovirose e a Leucemia felina possuem vacina. Para a FIV o melhor é a prevenção. Saiba como no Post sobre O que é FIV? Também conhecida como AIDS felina.

As verminoses também são agentes importantes e acometem os nossos amigos cães e gatos durante todo o ano. Portanto desvermine seu amigo frequentemente. Normalmente eu recomendo mensalmente para cães que vivem em regiões litorâneas e a cada 3 meses para os gatos, mesmo os que vivem em apartamentos.” Essa é a minha recomendação como veterinário, cada profissional possui uma conduta médica que varia de animal para animal, portanto busque sempre orientação do seu médico veterinário”.

A Giardia e a Isospora também são agentes importantes nos quadros diarreicos. Vale a pena ler o post sobre O que é Giardia para evitar a contaminação.

As bactérias como a Salmonella, a Escherichia coli e o Clostridium causam normalmente quadros agudos e com muita cólica e febre. Neste caso nunca deixe restos de alimentos e ossos para os cães e gatos e evite o contato destes com o lixo.

Outras causas como as intoxicações por plantas, tumores intestinais e causas hormonais sempre estarão na lista de diagnósticos diferencias para os casos de diarreia em cães e gatos.

Portanto esta com diarreia leve o seu cão ou gato ao VETERINÁRIO.

Não pergunte a nenhum balconista de farmácia ou a sua vizinha que remédio administrar. As causas são diversas e os tratamentos diferenciados.

Coloque-se no lugar do seu amigo, imagine estar com diarreia e ninguém te ajudar!

Este post é um alerta para que muitos cães e gatos possam receber tratamento adequado e atenção quando estiverem doentes.

Escreva neste post, coloque aqui no blog Sobre Cães e Gatos as suas dúvidas e opiniões.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

07

12 2011
2011

Seu Comentário