O olho do gato


Olha fixamente para a presa… Move-se devagar e… Perdeu! Vou confessar a minha gata é uma péssima caçadora, se ela depende-se da caça para sobreviver morreria de fome.

Porém um gato “normal” utiliza-se da sua grande capacidade visual para caçar, e essa capacidade é percebida especialmente a noite.

Ao nascer o gatinho possui uma visão semelhante ao de um humano com cinco meses de idade, o desenvolvimento é contínuo até  abertura do olhinho aproximadamente aos 14 dias, nesta data a abertura ainda é pequena, mas com  17 dias os olhos já estão completamente abertos e espertos para ver o mundo que os cerca.

O interessante é que o ambiente em que o filhote esta, o seu sexo e a idade da mãe influenciam no desenvolvimento do olho.

As fêmeas abrem os olhos mais cedo (dica boa para identificar o sexo!), ambientes escuros também antecipam a abertura dos olhos e os filhos de fêmeas jovens são mais precoces. A abertura pode ser antecipada em até seis dias, podendo ocorrer a partir do oitavo dia de vida do gatinho.

A percepção de profundidade inicia-se logo após a abertura desses olhinhos, é desenvolvida com quatro semanas e aos dois meses o filhotinho já tem interesse pela luz e apresenta a habilidade visual de adulto.

A cor dos olhos começa a se modificar por volta dos 30 dias, é claro que existem exceções de acordo com a raça, a Padme, uma Chartreux, mudou a cor dos olhos de azul para caramelo por volta dos 120 dias.

As características físicas dos olhos dos felinos fazem com que eles sejam levemente míopes, o globo ocular possui uma dimensão de 20 a 22 mm em direção anteroposterior. A forma do olho também é diferente, o cristalino e a córnea são maiores e mais convexos que o olho dos  humanos com isso o olho capta mais luz, estimula a retina e facilita a visão noturna.

Para ver a noite os gatos necessitam apenas de um sexto da luz necessária para nós humanos.

As cores são pouco importantes para um gato, mas eles conseguem distinguir o azul e o amarelo-esverdeado.

O gato possui visão binocular, ou seja, utiliza os dois olhos para caçar, o que dificulta a fuga de uma presa.

Portanto sabemos que em um ambiente com pouca luz, utilizando uma roupa azul somos facilmente percebidos por um gato!

Aqui no Blog Sobre Cães e Gatos você encontra informação, escreva neste post as suas dúvidas e opiniões.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

08

11 2011
2011

Seu Comentário