Jardins para cachorros| Parte 1


Cava… Cava… Cava… Você chega em casa e é aquela tristeza, aquelas suas lindas flores todas destruídas e diversos buracos por todo quintal. Ai… Que Raiva!

Calma, é possível sim ter um lindo jardim sem que ele seja destruído pelo seu cachorro.

Para começar precisamos conhecer o temperamento do nosso amigo, existem cães que são mais “ligados á natureza” por assim dizer e adoram dar uma cavadinha na terra. Os Daschunds, Beagle e outras raças terrier são mais propícias a esse comportamento.

Neste caso vale a pena investir em um adestramento, este post dá dicas bem legais para você ensinar o seu cão: Oito dicas para o cão parar de cavar o jardim.

Agora mãos a obra, ou melhor, a terra.

Vamos iniciar o jardim delimitando o espaço que o seu cão pode ir, neste caso vamos trabalhar com cercas. Utilize a cerca em todo o perímetro do jardim, evite deixar espaços grandes entre ela, pois os cães são curiosos e fatalmente vão descobrir aquele buraquinho que ficou na cerca. O material a ser utilizado fica a seu critério, não utilize nada que possa machucar o nosso amigo, evite as cercas vivas, estas são feitas com plantas que contém espinhos.

Reparem quais são os caminhos frequentemente utilizados pelo seu cachorro, geralmente são em torno da casa, em torno da cerca e na direção da entrada da casa. Nestes locais evite a grama e opte por algo que resista mais ao pisoteamento como pedrinhas, lajotas e até mesmo piso.

Opte por uma grama mais resistente, encontrei nas indicações de paisagistas dois tipos de grama, a Catarina por ser mais resistente e a Batatais por ser mais rústica. As duas suportam o pisoteamento constante do seu cão.

As plantas devem ser escolhidas com muito cuidado. Escolha plantas mais altas e encorpadas, evite as barulhentas e leves, pois atraem a atenção do cachorro e ele pode atacar a planta com o intuito de brincar e com isso fazer um estrago.

As plantas mais recomendadas são a Arecana Bambu (Dypsis Lutescens), Cicas e Bela Emília.

 

Para as flores mais delicadas fica muito bonito fazer um jardim vertical, com vasinhos na parede por exemplo.

Na hora de adubar evite os adubos que contenham farinha de ossos. A farinha tem um cheirinho gostoso para cão e vai atrai-lo, com isso ele cava e destrói um pedaço do jardim. Opte pelos adubos químicos, e no dia em que for adubar retire o cachorro do ambiente para evitar intoxicações.

Para o xixi…O ideal é molhar regularmente com água aonde o cachorro faz o xixi, com isso retiramos o excesso e evitamos as manchas amareladas que eventualmente podem aparecer. Geralmente eles elegem um local mais afastado e fofo (cães buscam superfícies que são de fácil absorção), para alguns machos pode funcionar colocar um postinho, ou uma garrafa pet.

Muitas plantas são tóxicas para os cães, a lista é grande e por isso amanhã teremos um post exclusivo sobre Plantas Tóxicas.

Escreva neste post, coloque aqui as suas dúvidas e opiniões. O Blog Sobre Cães e Gatos terá um imenso prazer em respondê-lo.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

22

11 2011
2011

Seu Comentário