A gravidez e os cuidados com a saúde dos animais de estimação


Estou grávida de cinco meses, e a fase de preparação dos meus pequenos já começou faz um tempo. Aqui em casa somos seis, eu, meu marido, o Yuri (poodle 13 anos), Pipoca ( maltês 3 anos), Padme (Chartreux 2 anos) e meu hóspede frequente Gato (persa 9 anos). É uma turma…

Minha preocupação com esta turminha sempre foi na melhor maneira de adapta-los a nova situação. E mantê-los bem saudáveis é fundamental para que eu possa cuidar tranquilamente da minha filha que esta para chegar.

Muitas coisas são ditas sobre os animais de estimação, no meu caso que sou veterinária mais ainda.

Tenho uma frase que sempre falo quando me questionam a respeito da minha profissão e do meu estado atual “Se ter animais e engravidar fosse algo muito perigoso os veterinários nunca teria filhos, seria um pré-requisito no vestibular para veterinária”

Piadinhas a parte o importante é cuidar da saúde. Já conversamos aqui no blog sobre a Toxoplasmose.

Vale a pena ler: Estou grávida e tenho Gatos.

E o que quero conversar neste post é como deixar em dia a saúde do seu cão ou gato, para que ele possa receber o novo membro da família saudável e feliz.

A palavra do dia é prevenção!

Institua a vermifugação mensal. Principalmente para a fase em que o bebe começar a interagir com os bichinhos da casa. Neste caso o vermífugo a ser escolhido deve ser orientado pelo médico veterinário, os produtos que podem ser utilizados mensalmente ajudam também a prevenir a Dirofilariose (o verme do coração).

Controle mensal de pulgas e carrapatos. Você agora deve estar falando, mas existem produtos que duram três meses? Sim existem os que duram até três meses e todos eles na bula especificam que para carrapatos eles protegem por 30 dias.

Deem uma lida no post sobre Carrapatos…

Qual a importância neste caso? Você imagina estar com barrigão, ou nenen pequeno e ter que sair de casa para dedetizar tudo… E ainda seu cachorro adquirir  alguma doença transmitida pelo carrapato. O melhor é prevenir.

Se o seu amigo cão ou gato possui alguma doença crônica faça uma consulta e um check-up nele antes do bebe nascer. Você ficará mais tranquila (o) sabendo que o seu amigo estará em pleno estado de saúde quando o novo membro da família chegar.

Verifique a carteirinha de vacinação da turma. Se coincidirem as datas de nascimento do bebe com a vacinação dos pets fatalmente a vacina pode atrasar, e neste caso existe um prazo para que ela não perca a sua validade e o seu amigo não fique desprotegido. O prazo estipulado pelos laboratórios em geral são de um ano e um mês. Passou desta data a recomendação é fazer um reforço.

Converse com o seu veterinário sobre as vacinas, em alguns casos é possível antecipar e evitar que seu cão ou gato fique desprotegido.

Os pelos… Bom o ideal se o seu bichinho solta muito pelo é deixa-lo tosadinho. Aqui em casa estão todos em look verão.

A escovação também ajuda a retirar os pelos mortos. Mas com bebe pequeno o tempo ás vezes é curto, então leve seu amigo a um pet shop de confiança e encontre a solução mais prática e confortável para o seu amigo e para você.

Desde o início da gestação mostre ao seu amigo que você continuará amando ele e que a pessoa que chegará também.

Vai ser tudo de bom… Confesso que estou ansiosa!

Aqui no blog Sobre Cães e Gatos você pode colocar as suas experiências, dúvidas e opniões. Escreva neste post.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

16

11 2011
2011

Seu Comentário