Tosar ou não tosar


Aquele pelinho lindo, longo cultivado com carinho durante todo o inverno terá que ir embora? Mas será? Faz diferença?

O verão esta chegando e a maioria dos proprietários de cães nos perguntam… Devo ou não tosar o meu amiguinho?

Bom… Vamos responder esta questão juntos.

Algumas raças difundidas no Brasil são originárias de regiões de clima frio, fortes ventos e neve. Essas raças possuem pelagem densa e abundante.

Nesta turminha de peludos podemos incluir o Shih tzu, o Lhasa apso, o Maltês, e os de grande porte o Akita, Husk, Chow Chow, São Bernardo e até mesmo os Golden Retrivier.

Para avaliar se o calor está incomodando o seu amigo o que  temos que observar é o comportamento dele. Vamos entender como funciona a regulação de calor dos cães.

Os cães equilibram a temperatura do seu corpo principalmente através da respiração, quando estão com a temperatura do corpo elevada eles mantem a boca a aberta e aumentam a frenquência respiratória, com isso “resfriam” o corpo.

Suar como nós, nos cães só nas patinhas. Apenas lá eles apresentam glândulas sudoríparas, estas são  as responsáveis pela produção de suor. Nos dias quentes ou após exercícios físicos podemos notar que as patinhas ficam molhadas e podemos até sentir aquele cheirinho de chulé nas patinhas do nosso amiguinho.

O calor dá aquela preguiça, vontade de não fazer nada e  de ficar jogado em um cantinho sem mexer nenhum músculo. O cão pode ficar mais prostado e sem interesse por brincar.

A ingestão de água nos dias quentes também é maior e um fato comum é a falta de apetite, o cachorro para de comer, ou apenas diminui a ingestão de alimento, trazendo como consequência o emagrecimento.

Agora vamos avaliar se o nosso amiguinho esta sempre com a língua de fora, sem apetite e bebendo muita água. Se a sua resposta é sim para alguma destas questões estão uma tosa irá trazer conforto para o seu amigo.

O corte dos pelos deixa o nosso amigo mais a vontade, e não precisa raspar, hoje temos muitas opções que com certeza irá deixar o seu cão lindo e confortável.

Sempre falo para os meus clientes. “Pelo Cresce” . Pense nisso!

Divida conosco  aqui no Blog Sobre Cães e Gatos as suas experiências e coloque aqui neste post as suas opiniões.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

20

10 2011
2011

Seu Comentário