Problemas genéticos em felinos


Alguns problemas genéticos acontecem com frequência nos felinos. Essas características fazem dos nossos amiguinhos mais charmosos.

Podemos observar estas alterações através das características físicas dos gatos. Como a cor do pelo e dos olhos.

Isso mesmo… Um dos casos acontece com os  gatos cor de “carapaça de tartaruga” e os malhados, estes quase sempre são estéreis e não demostram interesse por fêmeas no cio.

Esses gatos podem ser  XXY e serem reconhecidos como filhotes por outros indivíduos. Essa característica pode não ocorrer em todos os gatos com esta cor, eles podem ter libido normal e serem férteis, mas é uma condição rara.

Por isso gatos desta cor são raros e cobiçados por muitos criadores.

Os gatos brancos de olhos azuis são normalmente surdos, subférteis, com dificuldade visual e pouco resistente a doenças.

Nestes gatinhos  a degeneração do órgão responsavel pela audição (órgão de corti) inicia-se já aos cinco meses de idade, portanto normalmente este gatinho não escutará durante toda a sua vida.

Este mesmo gene responsável pela audição é o responsável pela área tapetal refletora dos olhos, área responsável pela visão noturna, ou seja, nos gatos brancos com olhos azuis a visão noturna é muito prejudicada.

Se este gato branco possuir alguma manchinha ele provavelmente não será totalmente surdo. O que acontece neste caso é dele apresentar um déficit auditivo em um dos ouvidos, apresentado surdez unilateral.

Uma curiosidade destes gatinhos brancos é que normalmente eles são mais vigilantes e atentos que outros gatos. Esse comportamento é compensatório é claro!

E ao encontrar um gatinho tricolor, branco, preto e marrom você pode ter certeza é uma fêmea! Louco né?

Escreva neste post as suas dúvidas e opiniões. O Blog Sobre Cães e Gatos é um canal aberto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

25

10 2011
2011

Seu Comentário