Os nossos cães são inteligentes?


Aqui em casa funciona assim, para o Yuri (poodle) basta um olhar que ele me entende, agora a Pipoca (maltês)… A gente fala, explica, chama e ela faz tudo ao contrário! Resolvi desvendar este mistério, será que minha maltês não é inteligente? Ou será que meu poodle é um gênio?

Li novamente o  livro do Stanley Coren intitulado ” A inteligência dos cães“. Vale a pena ler!

Ele fala sobre aprendizado, habilidades e QI, isso mesmo, o QI dos cães. Confesso que não gosto de rotular de mais ou menos inteligentes, eu acredito em estímulo, carinho, e afeto.

A inteligência instintiva esta ligada aos comportamentos geneticamente transmitidos, como o instinto de proteção de matilha, cuidar da prole, mas o cão de hoje é o que é devido a sua grande capacidade de adaptação, é a INTELIGÊNCIA ADAPTÁVEL.

Essa imensa capacidade de adaptação faz com que possamos ter cães que só faltam falar, e muitas vezes se expressam de tal maneira que é possível estabelecer uma conversa. Calma…Não estou ficando maluca, quem tem cachorro sabe do que eu estou falando.

O cão apresenta uma inteligência adaptável respondendo a estímulos diferentes durante toda a vida, através da sua habilidade de aprendizado seja por observação ou naturalmente.

O aprendizado por observação é resultado de associações entre acontecimentos e reações, ou seja, é aquela reação que o seu cachorro tem quando você sai para trabalhar. Ele aprendeu que ao vestir a roupa, arrumar a bolsa e tomar café você sai então ele faz aquela cara de pobre coitado…

Para um cachorro desenvolver todo o seu potencial é importante que ele tenha muitos estímulos. Os estímulos ambientais incluindo a localização de objetos, e de pessoas fazem com que o cão utilize seus órgãos do sentido como visão e principalmente o olfato. Por isso vale a pena continuar brincando de esconder os petiscos, isto estimula o seu cão.

O aprendizado social determinará um cão sociável, que responde a estímulos verbais e corporais de nós humanos e também de outros cães. Esse estímulo na minha opinião é o mais importante, pois aqui falamos de carinho e de como estabelecer relações de convivência.  Com estímulos sociais corretos evitamos uma série de problemas comportamentais e deixamos mais felizes os nossos cães.

Como nós os nossos amigos cães tem memória, ela é de curta e de longo prazo. Portanto você pode ter certeza que o seu cachorro lembra sim aonde ele enterrou o osso no quintal!

Faz parte da inteligência adaptável a capacidade de resolução de problemas. E os nossos amigos resolvem sim os seus problemas diários, quem disse que eles não têm.

Como você explica que a sua cachorrinha tira o lacinho em segundos após chegar do Pet Shop. Ela pensou “Esta incomodando, não gostei vou tirar”.

Com tudo isso pode concluir que todo cão é inteligente, ele fala no seu livro “Enquanto a raça de um cão é um bom indicador da natureza da sua inteligência instintiva, a inteligência adaptável é individual” .

Por que  todo cão pode aprender todos os dias coisas novas. Cabe a nós proprietários estimularmos nossos pequenos com brincadeiras e muito carinho.

Se você quiser fazer o teste de QI no seu cão pode Clicar Aqui!

Hoje o que aprendi sobre a inteligência dos cães é que a Pipoca, minha linda maltês, é muito adaptável e teimosa!

Escreva neste post. Conte uma das histórias de como o seu cão é inteligente aqui no Blog Sobre Cães e Gatos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

27

10 2011
2011

1 Comments Add Yours ↓

The upper is the most recent comment

  1. 1

    Vale a pena conferir a inteligência dos Poodles Gigantes, eles realmente só faltam falar!



Seu Comentário