Os 10 passos para dar banho no seu cão em casa


Final de semana chegando, calor, sol e todo mundo se anima! Logo pensamos “Tempo bom, vou dar banho no meu cachorro em casa”

Eu adoro dar banho na turminha aqui de casa, confesso que é o meu hobby, fico uma tarde dedicada aos meus pimpolhos e eles adoram é um momento nosso converso com os dois, brincamos, faço a maior festa.

E para estes momentos serem especiais e não nos incomodarmos com problemas de pele no futuro temos que seguir algumas regras.

Então mãos a obra… Vamos começar!

1- Defina o local para dar banho no seu amiguinho, ele deve ser confortáveis para vocês dois e separe todo o material necessário.

2-Você vai precisar de: Toalha, algodão, produto próprio para limpeza de ouvidos e olhos, shampoo, condicionador, escova, pente e secador de cabelos. Você pode precisar de um produto para retiradas de nós e para quem gosta pode passar um perfuminho.

3- A água deve ser morna, nas regiões quentes você pode utilizar a água mais fresquinha, porém evite água fria o seu cachorro pode não gostar. Os cães de grande porte já curtem um banho de mangueira, como são maiores toleram a água fria e até curtem pois o banho é refrescante.

4- Escolha o shampoo ideal para o seu cachorro. Hoje no mercado pet temos muitas opções, opte sempre por produtos neutros e próprios para cães. A pele deles é diferente da nossa, portanto ao utilizar produtos indicados para humanos, a pele pode ficar ressecada e desencadear crises alérgicas.

5-Começe a molhar o seu corpo do seu cão pelas patinhas e parte posterior, evite jogar água diretamente na cabeça,  eles não gostam e pode entrar água no ouvido. Ensaboe bem todas as partes do corpo e enxague, uma dica é  evitar deixar resíduos no pelo, quando você achar que esta bom o enxague, enxague de novo! Assim evitamos o aparecimento de possíveis alergias.

6- Agora a cabeça… Não tenha medo, comece molhando a sua mão e em com ela molhe a cabeça do nosso amigo. Muitos recomendam algodão dentro do ouvido, eu particularmente acho que o algodão ruim, pois ele é amigo da água e ele vai atrair para ele toda a água que ele tiver contato, além do risco de  esquecer lá dentro e originar uma otite. Para resolver isso feche o ouvido com a sua mão e lave bem.

7- Utilizar um bom condicionador, aplicando sempre no sentido do pelo e em seguida enxague.

8- Enrole seu amiguinho na toalha e vamos secar. O secador deve ser morno e nunca encostar-se-ao corpo do nosso amiguinho, ele pode se queimar. Escove sempre no sentido do pelo, e coloque o vento do secador direcionado também para o sentido do pelo. Com isso evitamos a formação de nós. Para escolher a melhor escova dê uma olhada no post que fiz com dicas de escovação.

Como manter seu cachorro peludinho sem nós

9-Agora  ele seco vamos limpar o ouvido. Pegue o algodão e molhe com produtos próprios para a limpeza e limpe apenas na parte externa e na parte interna apenas até aonde o seu dedo alcança, sem medo a anatomia do ouvido do cão é diferente da nossa e o tímpano esta bem longe!  Com um algodão e produto para a área dos olhos, limpe os olhinhos.

10- Acabou, se quiser utilize um perfume e agradeça seu cão por este momento em que vocês passaram juntos. Ofereça um petisco para que ele possa associar o banho com recompensa!

Bom trabalho e Bom fim de semana!

Escreva aqui no post do Blog Sobre Cães e Gatos como é a sua experiência de dar banho em casa no seu cachorro!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

28

10 2011
2011

2 Comments Add Yours ↓

The upper is the most recent comment

  1. Myrian #
    1

    Sarna otodécica
    Boa noite a todos!
    Tenho um French que ganhou no dia de ontem um presente muito desagradável; o diagnostico de sarna otodécica. Meu filhotinho há 8 meses que é super bem tratado com banhos em casa. Mas como chegou aos 13 quilos começou a ficar bem trabalhoso cuidar dele em casa e apelei contra a minha própria vontade aos recursos do PET SHOP. FOI O PIOR ERRO!!! Há 20 dias foi o seu primeiro banho e levei-o novamente após este pedido de pouco mais de duas semanas para o seu segundo banho. Após a nossa saída da loja ele começou a coçar muito a orelha e balançar a cabeça. Ficamos atentos ,mas acreditávamos ser água e resolvi limpar. Percebi que o ouvido estava muito sujo e estranhei absolutamente. Uma cor escura e formato de graozinhos.Acalmou, mas no dia seguinte voltou o tormento para o meu bichinho e nos conduzimos ao Vet. Eis a péssima descoberta. Sarna de ouvido, sendo transmitida por outros caes.Estamos tratando com medicamento duas vezes ao dia e limpeza uma vez É um processo difícil, pq o ouvido fica irritado, visto que , os ácaros mordem e logo se movimentam quando pingamos o remedio…

    Em suma, nunca mais entregarei meu precioso saudável e depoisVoltar para casa com ele infectado e aflito. Já esquematizei e preparei as condições necessárias para oferecer todo o cuidado e carinho que ele merece.
    Até breve!!!

  2. 2

    Oi Myrian, acho que vale a pena você dar novamente uma chance para um novo Pet Shop. Existem muitos com atendimento diferenciado.
    Melhoras para o nosso amiguinho.
    Abraços
    Vivian



Seu Comentário