O que é Giárdia


Diarréia, falta de apetite, cólicas, gazes…Comeu alguma coisa que não caiu muito bem? Pode ser, mas também pode ser Giárdia.

A Giárdia é um protozoário, unicelular que pode parasitar o intestino dos cães, gatos e do homem. A giárdia causa principalmente diarreia, cólicas, emagrecimento e em filhotes pode prejudicar o seu desenvolvimento.

Ela possui duas formas parasitárias a de cistos, super-resistentes e a de trofozoítos, essa última parasita o intestino e é responsável pela reprodução do protozoário. As duas formas são eliminadas pelas fezes e podem contaminar os animais e o homem.

A giárdia é transmitida principalmente pela água e alimentos contaminados pelos cistos ou trofozoítos, os cistos passam pelo estômago e são ativados pelo ácido clorídrico, os cistos aderem-se na parede intestinal diminuindo a absorção de vitaminas e causando diarreia.

 

Nossa… Hoje eu estou falando difícil! Vamos simplificar.

Água contaminada+Perda de Apetite+ Diarreia + Cólica-Pode ser Giardia

Considero umas das parasitoses mais complicadas de diagnosticar, pois os sintomas são inespecíficos e os exames podem enganar o veterinário. Os cistos não são eliminados diariamente e sim em períodos a cada uma a duas semanas, e normalmente é neste período que ocorrem os sintomas.

Por este fato é importante realizar o diagnóstico através da coleta de fezes em dias alternados, no total de três coletas. Confirmado o diagnóstico vem o tratamento!

O sucesso do tratamento em cães e gatos é resultado de um trabalho conjunto do médico veterinário e do proprietário do amiguinho, por quê? Bom… Muita limpeza do ambiente e cuidado com a água.

A medicação oral a ser administrada fica a critério do veterinário.

Para fazer a limpeza o recomendado é utilizar desinfetante a base de amônia quartenária. Eu gosto muito do Herbalvet e do Lysoform, o primeiro você encontra em Pet shop e o segundo em supermercados.

Utilizar  sempre água filtrada, fervida ou mineral para os nossos companheiros.

E sempre procure um médico veterinário diante destes sintomas, normalmente a giárdia nos animais adultos é leve, mais ela é grave em filhotes e idosos.

No blog Sobre Cães e Gatos você encontra informação. Comente este post, coloque aqui as suas opniões e dúvidas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

06

10 2011
2011

Seu Comentário

Current ye@r *