Quais são as diferenças na alimentação do Homem x Cão x Gato


Um cão não é o homem e um gato não é um cão pequeno. Somos diferentes e semelhantes o que nos aproxima na convivência.

As necessidades fisiológicas são diferentes e este fato faz com que cada espécie tenha seu sistema digestório adaptado (antigamente sistema digestivo)  para o tipo de alimento que será consumido.

Os cães e gatos são carnívoros, ou seja, comedores de carne, seus dentes 42 no cão e 30 no gato, permitem com que o alimento seja rasgado principalmente para o cão que não mastiga e ingere a comida sem saborear.

Diferente de nós humanos os cães e gatos não possuem enzimas digestivas na saliva, chamada de pré-digestão, e as papilas gustativas no homem que chegam  a 9000, no cão não passam de  1700 e no gato 500, resumindo cães e gatos sentem pouco o sabor dos alimentos, o gato não sente o doce. Devido a estes fatos a mastigação não é um processo  importante para eles como é para nós.

O que atrai mesmo um cão e um gato para um alimento é o cheirinho, se para nós aquele cheirinho de bife abre o apetite para um cão é inebriante, ele possui até 200 x mais papilas olfatórias que o homem, e neste fato os gatos são parecidos conosco, possuem poucas  papilas olfativas, apenas duas vezes a mais que o homem. Quer atrair um cachorro, chame-o pelo nariz!

O Ph estomacal dos cães e gatos é mais ácido que o do homem, o ácido clorídrico tem a função de digerir ossos e bactérias patogênicas ingeridas, nos gatos a acidez chega a ser seis vezes maior que a do homem.

O tempo de trânsito intestinal também é muito diferente, no homem chega a ser de 3 dias, no cão cerca de 48 h e no gato 36h.

Como nós os gatos dividem  a ingestão de  alimento em diversas refeições, já o cão… Sabemos que se pudessem comeriam tudo de uma vez só, e estes podem ficar tranquilamente um dia sem comer, fato comum em cachorros selvagens que se alimentam da própria caça.

Conhecer as diferenças sobre cães e gatos é fundamental para que possamos respeitar as suas necessidades fisiológicas.

O homem um onívoro, o cão um semi-carnívoro e o gato um carnívoro.

Para agradar as três espécies pode-se fazer um belo churrasquinho!! Que delícia!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

20

09 2011
2011

Seu Comentário