Os gatos com mania de limpeza – Série Felinos e suas Manias 5o post


Os gatos são famosos por suas manias de limpeza, se lambem o tempo todo, e isto os torna muito limpinhos e sempre cheirosos  (os meus são!).

O gatos ocupam cerca de 50%  do seu tempo acordados com a sua higiene, esta mania de estar sempre limpinhos se inicia na segunda semana de vida dos gatinhos nesta fase eles começam a lamber as patinhas da frente.

A higiene do gato esta mais dirigida ao seu corpo e ele utiliza a sua língua para se limpar, esta possui papilas orientadas para trás bem desenvolvidas e adaptadas para este comportamento, muitos pelos podem grudar nestas papilas e serem ingeridos pelo nosso gatinho, formando as famosas bolas de pelo.

A higiene oral ocorre com maior intensidade após períodos de descanso, sono e alimentação.

Regiões como cabeça e pescoço são cuidadas utilizando as patinhas da frente, normalmente o gatinho lambe bem as patinhas e passa na cabeça… Coisinha mais fofa!

A  arranhadura também é uma forma de limpar as unhas que normalmente fica suja com o granulado do seu banheirinho, arranhando ele remove a sujeira e em seguida com os dentes finaliza retirando sujeirinhas que ficaram grudadas.

Se você tem dois gatos é comum ver eles se lambendo, um pode sim dar banho no outro e normalmente a região escolhida é o pescoço e a cabeça.

Os gatos normalmente possuem picos de limpeza que oscilam de 3 a 4 meses, mais em outubro, novembro e junho e menos  em fevereiro, maio e agosto. Estes picos estão relacionados ao ritmo circadiano e temperatura do corpo.

A higienização é fundamental para manutenção da pelagem, e normalmente os pelos caem o ano todo, mais intensamente na primavera, que aliás começa manhã, ou seja, prepare o aspirador de pó!

Para minimizar as quedas nesta época do ano que se inicia e diminuir a quantidade de pelo ingerido pelo seu bichano você pode escova-lo diariamente, para os que têm pelos curtos pode-se utilizar luvas especiais e esponjas macias, eu gosto de uma chamada Pet Rubber, e para os de pelo longo a escova de pinus , que retira o excesso de pelo sem quebra-lo.

Um alerta para os felinos mais velhinhos. Com a idade a produção de saliva diminui e a língua fica menos eficiente. Por isso é fundamental escovar com mais frequência o vovô.

Felinos… Sempre as com as suas manias!

Você irá gostar dos outros posts da Série Felinos e suas Manias 4o post. 3o post, 2o post, 1o post.

Escreva neste post e divida conosco do Blog Sobre Cães e Gatos as suas dúvidas e experiências.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

22

09 2011
2011

Seu Comentário