O meu cachorro tem mancha de lágrimas, o que fazer?


Tão branquinha, porém próximo do olho! Fica bem escurinho, por quê?

Principalmente nos poodle e malteses brancos esta é uma condição comum. O que  é essa mancha? Como ela se forma e como podemos evitar?

Ufa…Vamos lá, esta manchinha próxima aos olhos chama-se epífora. Ela é formada quando ocorre um lacrimejamento excessivo, esta mancha pode ser sinal de dor ocular, ou apenas um problema cosmético ocasionado pela obstrução do ducto lacrimal, que não consegue captar as lágrimas e estas correm pela face escurecendo e manchando o pelinho.

As lágrimas fazem a lubrificação do olho, levam proteínas e vitaminas a córnea, esta é a parte do olho que não possui vasos sanguíneos e é nutrida e protegida pelo filme lacrimal.

No caso do seu amiguinho estar sentindo dor nos olhos, ele deve ser avaliado pelo médico veterinário, esta dor pode ser causada por diversos problemas como a distiquíase (cílios tocando o olho), triquíase (pelos faciais mal orientados tocando o olho), entrópio (enrolamento dos cílios para dentro da pálpebra), dacriocistite (bloqueio inflamatório do ducto lacrimal), e a úlcera de córnea.

Sempre que o seu cão apresentar a manchinha de lágrima próxima aos olhos ele deve ser examinado por um veterinário,  somente ele poderá fazer este diagnóstico diferencial.

Nas situações em que a mancha é diagnosticada apenas como estética, pode-se fazer limpeza diária com soro fisiológico e sempre secar bem de preferência com uma gaze, o pelo molhado predispõe ao desenvolvimento de bactérias e fungos próximo ao olho, escurecendo mais o pêlo.

Existem produtos no mercado com a promessa de clarear o pelo, cuidado o uso indiscriminadado destes produtos pode prejudicar o seu amiguinho. Não utilize produtos sem prescrição, é comum o aparecimento de lesões no olho devido ao uso destes clareadores.

Uma alimentação equilibrada, realizar com frequência limpeza de tártaro evita e controla a manchinha.

E um conselho sincero… Muitos cães que tem a sua manchinha de origem estética fazem mil tratamentos que não tem resultados muito satisfatórios, portanto não fique frustado, bravo com o veterinário e triste com seu amiguinho, aceite ele como ele é, e principalmente cuide da saúde dele!

Aqui no blog Sobre Cães e Gatos você encontra informações para entender melhor o seu melhor amigo. Comente este post e tire conosco as suas dúvidas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

05

09 2011
2011

3 Comments Add Yours ↓

The upper is the most recent comment

  1. Aline Buratto Dias: Promotora Syntec #
    1

    Bom dia Vivian!!!
    Seus temas são cada dia melhores!! e mais polêmicos!! e nos tiram dúvidas bobas, que as vezes nos complicamos para explicar para nossos clientes!
    parabéns pelo blog!!!

    Agora, falando em mancha das lagrimas, (e tbm de saliva), concordo que o Medico Veterinario é quem deve fazer o diagnostico diferencial de todas essas enfermidades oculares que o animal pode estar enfrentando!

    Mas, se nenhum problema deste estiver presente, hje temos um produto que faz este tipo de “limpeza” dessa mancha. Tanto a mancha que a lagrima, quanto a a que a saliva ocasiona.

    O nome do produto é Angels Eyes!
    ele é um pó, colocado em cima da ração do animal, junto a alimentacao diaria! e em um mês, ja que se pode observar que o pelo que nasce, nao vem mais manchado.

    Vale a pena testar! Ja a venda, nas melhores Pets e Clinicas do Estado de Santa Catarina e do Brasil!

    Otima semana!!!

  2. 2

    Oi Aline, obrigada pelos elogios!!! É sempre bom ouvir especialmente na segunda-feira!
    Já usei o Angels Eyes e realmente funciona, é importante que todos esses produtos seja sempre recomendados pelo veterinário que irá avaliar o que seu cachorro pode ou não usar!
    Grande Abraço e boa semana.

  3. 3

    Yes its true, That’s excellent



Seu Comentário