Como é o comportamento sexual dos felinos


Quem tem uma fêmea felina não castrada conhece bem os sintomas, elas ficam manhosas, miam por nada e gritam desesperadamente por um macho e os machinhos não castrados marcam território com xixi e tornan-se agitados, o que isso significa? Tem fêmea no cio!

Os gatinhos machos com 3 meses já tem testosterona (hormônio masculino) para induzir a descida dos testículos e o aparecimento dos espículos penianos, aos 5  meses o gatinho já produz  espermatozóides que estarão totalmente maduros entre o 6 e o 7 mês. Super precoces!

Já as fêmeas manifestam os primeiros sinais de cio entre os 5 e os 9 meses, com exceção das fêmeas persas que podem atingir a puberdade até aos 15 meses de idade, quantidades de luz crescente e presença de macho próximo estimulam o cio.

A fêmea felina entra no cio durante todo o ano, encontrando um macho apto teremos mais gatinhos.

Para os machos o território é importante no comportamento sexual do macho, quando o macho chega a área de acasalamento ele investiga todo o território , podendo levar até um mês para se familiarizar com a nova casa, este macho pode acasalar com até 20 fêmeas.

O cio da fêmea felina inicia-se com um discreto aumento na atividade, aumenta a esfregação da cabeça e pescoço nos objetos e nas pessoas, o que leva a pensar que a gatinha esta mais manhosa, este período dura aproximadamente 3 dias, em seguida começa o cio propriamente dito, aonde a gata exibe uma lordose e rastejamento, percebe-se que esta posição pode ser estimulada por um simples carinho, a cauda desloca lateralmente e pode ter uma pequena quantidade de secreção com sangue.

Neste período de cio ocorrem muitos gritos a fêmea faz uma vocalização alta e áspera, avisando a disponibilidade, e gato também vocaliza para avisar que tem macho no pedaço. Quando a mocinha esta pronta ela dá um miado mais suave conhecido como “grito do cio”. É uma barulheira!

Como o macho que pode fecundar diversas fêmeas, estas aceitam vários machos, podendo ter na ninhada gatinhos bem diferentes. E a maior curiosidade do comportamento sexual dos felinos esta relacionada à ovulação que ocorre após o estimulo do coito, este período é de 24 horas, mesmo tempo necessário para a maturação dos espermatozoides, o resultado se tudo isso são os Gatinhos!

O cio da fêmea felina varia de 2 a 19 dias o período que ela esta mais receptiva é no terceiro e no quarto dia do cio.

Caso ocorra a fecundação ela volta a entrar no cio normalmente quando os filhotes estão com dois meses, e começa tudo de novo.

Um gato macho inteiro junto com uma fêmea podem deixar muitos descendentes, o que resulta em gatinhos que podem cruzar e dar origem a mais gatinhos, esta situação não tem fim. Portanto castre o seu gato (a), contribua para a diminuição dos animais nas ruas.

Aqui no blog Sobre Cães e Gatos você encontra muita informação e diversão. Escreva aqui neste post as suas dúvidas e suas opiniões.

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

29

09 2011
2011

Seu Comentário