Como é a organização social dos gatos


Beijinho de gato

Quando pensamos em grupos de indivíduos da mesma espécie vivendo juntos, estamos definindo organização social.

Nós vivemos em uma sociedade. E os gatos como se organizam?

A sociedade felina é flexível, permite que os animais possam viver solitários ou em grupos com números variáveis. Por isso não se culpe se você tem apenas um gato, estudos mostram que sem a intervenção humana a maioria dos gatos vive sozinhos.

Normalmente o comportamento social dos gatos caracteriza-se por pouca interação com os outros membros do grupo. Vivem juntos separados, isso acontece devido a forte tendência territorial, a marcação urinária e o ato de arranhar espalham o cheiro pelo ambiente demarcando o  território diminuindo a necessidade do contato visual.

Agora você que esta lendo o post se pergunta “ela está errada, pois meus gatos dormem juntos, brincam  e comem juntos” claro que sim, mas pode reparar tem sempre aquele momento em que está cada um em um canto da casa,  acho que também somos felinos, todos temos aquele momento em que buscamos ficar sozinhos.

Em geral gatos de sexo oposto tendem a se entender melhor, mais uma semelhança com os seres humanos.

O famoso “beijinho de gato“, quando o gato aproxima o nariz  da boca e esfrega os bigodes na cabeça do outro gato,  é um sinal de amizade e que tudo está certo, os gatos podem fazer este gesto também com seus proprietários,  sempre quem tem a iniciativa de cheirar o focinho é o gato dominante, vale a pena observar, eu já vi que minha gata acha que ela é minha dominante, a Padme me acorda todos os dias cheirando meu nariz, achava fofo… Continuo achando!

Os gatos são falsamente chamados de independentes e interesseiros, isso não é verdade, os gatos convivem a séculos com o ser humano e cada vez mais dependem de nós, quando mais carinho e amor você der para o seu gato mais carinhoso e dependente de você ele será.

Texto baseado em informações do livro-Comportamento Felino, Um guia para Veterinários; segunda edição; p.149 á 151.

Comente este post e divida conosco as suas experiências com seus amigos felinos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

01

09 2011
2011

Seu Comentário