Série Felinos e suas Manias – 3o post


Cavar… Cavar… Enterrar, sinto cheiro de caquinha ainda, pensou minha linda gatinha. Enterro de novo!

A maioria dos gatos são maniacos por limpeza, adoram a caixinha de areia que usam de banheiro, na maioria dos casos deve estar sempre limpinha(as minhas gatas reclamam quando a caixa tem apenas um xixi) e desde filhotinhos sempre fazem as suas necessidades no lugar certinho.

Mas como funciona este comportamento? Por que eles acertam a caixa se nós nunca ensinamos? É necessário ensinar a utilizar a caixa de areira?

O gatinho recém nascido não faz coco ou xixi voluntariamente, ele consegue apenas através do estímulo da mãe, por meio de lambedura, ou afago na região dos orgãos genitais e abdomem, este comportamento assegura a segurança do ninho contra predadores pois a mamãe gata come as caquinhas dos seus filhotes.

Este comportamento peculiar aos gatos, chama-se reflexo anogenital, e desaparece apenas entre os 23 e 39 dias do filhote.

Nesta idade ele pode ser incentivado a usar a caixa de areia por imitar o comportamento de sua mamãe, normalmente ele começa ir para a caixinha com uns 20 dias, paralelo ainda ele necessita da lembedura de sua mamãe gata.

O gatinho aprende a utilizar a caixa de areia imitando o comportamento dos outros gatos adultos. Por isso é muito importante não separar o filhote de sua mãe muito cedo, problemas como fazer xixi e coco no lugar errado geralmente são ocasionados por esta separação antecipada.

Para aqueles gatinhos que são órfãos, ou que viveram em ambiente externo é necessário fazer uma apresentação da caixa de areia e ter um pouco de paciência, pois erros podem ocorrer.

Para iniciar coloque o gatinho em um ambiente pequeno junto a caixa para passar o dia, pois se ele estiver solto, ele na sala e a caixa na lanvederia, ele pode não se lembrar de ir até lá fazer xixi. Em seguida mostre a caixa para o gatinho, coloque-o dentro e faça-o cavar a areia com as patinhas , repita isto várias vezes ao dia. No inicio de preferência por areias mais finas,são macias e normalmente eles gostam mais. Neste caso é bom mantê-lo longe dos vasos, ele pode pensar que ali também é banheiro.

 Procure sempre colocar a caixa em local calmo e com privacidade, afinal ninguém gosta de ir ao banheiro com platéia não é mesmo?

 Você irá gostar também dos outros post da série

No 1o post como mudar seu gato de ambiente sem dificuldades

No 2o post curiosidades sobre o sono dos felinos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

11

08 2011
2011

Seu Comentário