Série Felinos e Suas Manias – 2o post


Que delícia, dormir…. de barriga para cima, ou toda enroladinha, escondendo a carinha. O que importa é dormir!  Vamos confessar que dá uma certa inveja, viver de preguiça o dia inteiro.

Quem convive com gatos sabe que eles dormem praticamente o dia inteiro, e este sono é dividido em duas fases, o sono leve, também conhecido como de onda lenta, e o sono profundo, ou sono REM.

Normalmente os gatos procuram para dormir locais quentes, fofinhos e calmos, adoram buracos e  se esconder dentro de armários e é claro adoram um colinho também.

Nos filhotinhos de 2-3 semanas de vida só temos o sono REM e o nosso amiguinho passa metade do dia dormindo e outra metade mamando é claro.

A curiosidade é que 40 a 50% do tempo de sono do gato adulto é um sono leve. Neste sono o gato esta dormindo geralmente com a barriga encostada, rabo enrolado no corpo e é necessário manter um tônus muscular principalmente para a cabeça. Quem nunca se perguntou como que eles conseguem dormir com a cabeça firme, sem cair.

O tempo do sono leve é normalmente de 9 a 12 horas do dia.

O sono profundo, é alternado com sono leve, o sono profundo dura 6-7 minutos se alternando com 20-30 minutos de sono leve, ou seja 15% de um período de 24 horas o que equivale a aproximadamente 3 horas, pouco né? Nesta fase ocorrem os sonhos, que infelizmente ainda não podemos decifrar.

Somando tudo, são aproximadamente 15 horas de sono. O restante do tempo é ocupado comendo, brincando, fazendo as suas caquinhas e se lambendo.

Existem diferenças do sono entre raças, temperamentos e idade dos gatos. Sabe-se que um filhote dorme o tempo inverso que brinca, e os persas nossa… esses dormem! Parece que acordam para dormir.

Normalmente os gatos acordam preguiçosos, estirando as patinhas e arranhando, mas sabemos que eles podem acordar alertas e prontos para atacar aquela mosquinha que estava próxima do seu focinho.

Vamos respeitar o soninho dos nossos amigos felinos, afinal é um sono necessário! Não é apenas preguiça!

Você também vai gostar dos outros posts da Série Felinos e suas manias.

No 1o post você encontrará dicas para modificar o ambiente do seu gato sem estresse

No 30 post você encontrará dicas para ensinar o seu gato a utilizar a caixa de areia.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

05

08 2011
2011

Seu Comentário