O tempo seco também afeta os cães e gatos


 

Refrescante!

Boca seca, sede… cansaço. Que calor! Adoraria uma piscina agora! Acho que pensou minha maltês, bom … eu pensaria rss 

Se você sente esta “secura” toda imagine o seu cãozinho e o seu gatinho. Como nós eles sentem também todos as sensações decorrentes deste clima desértico enfrentado por muitas regiões do pais.

Para amenizar o desconforto dos nossos amiguinhos podemos seguir algumas recomendações.

Em primeiro lugar evite os horários mais quentes para passear com o seu cão, dê preferência para o inicio da manhã e o final da tarde, segundo os meteorologistas as 15h é registrada a menor umidade do ar do dia, por isso evite estes horários.

Fique atento ao consumo de água do seu amiguinho e troque a água várias vezes no dia para que ela esteja sempre fresca.

O consumo de água para um cão de 10 kg é de aproximadamente 400 a 600 ml/dia de água, e um para um gato de  4 kg varia de 160 a 240 ml/dia. Esta quantidade é a quantidade mínima de água para sobrevivência. Espalhar vários bebedouros pela casa facilita o acesso a água, especialmente para os gatos.

Podemos oferecer também água de coco, hidrata, é doce e eles adoram.

Leve o seu bichinho de estimação para tomar banho com você, deixe-o no ambiente respirando o ar úmido do seu banho, com isso ele lubrifica as vias áereas, diminuindo qualquer sensação de desconforto respiratório.

Para os peludinhos e os de nariz achatado (bradicefálicos) como o Shitzu e o Lhasa-apso uma tosa de verão pode amenizar o desconforto.

Esta turminha, por causa desta caracteristica física, é a que mais sente desconforto neste período de umidade baixa. O nariz achatado dificulta a respiração, diminuindo assim a troca de calor e por este fato deve-se ter cuidado com longas caminhadas.

Para estas raças citadas e mais o Bulldog Inglês, Bulldog Francês e o Pug, o ideal é caminhar pouco e não deixar o cachorrinho ficar ofegante, a dificuldade deles para perder calor pode provocar uma crise respiratória que em casos graves pode evoluir para parada respiratória.

Qualquer sintoma como tosse, dificuldade respiratória grave e sinais de desidratação entre outros não hesite em levar o seu amiguinho ao veterinário.E

E vamos rezar para a chuva chegar e beber muita água para hidratar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

18

08 2011
2011

Seu Comentário