Diabete que doença é essa?


Sede, fome, xixi…

Sede, Sede… Fome, Fome… Xixi, Xixi… Era assim a vida do meu poodle antes do diagnóstico e tratamento da diabete.

Mas que doença é essa?

Diabete é conhecida também como doença silenciosa, pois seus sintomas iniciam lentamente e na maioria das vezes demoram para ser detectados. Basicamente sede, fome e muito xixi são os principais sintomas de um cão diabético. A catarata, quando o olho começa ficar branquinho, também  aparece na maioria dos casos.

Clínicamente  ela é definida como um distúrbio resultado da incapacidade do pâncreas de produzir insulina, este hormônio é o responsável por “digerir”a glicose do, como não tem insulina sobra glicose e o resultado é a diabete.

Por que o cão fica diabético?

Os fatores são múltiplos, hoje a obesidade é apontada como a principal culpada , porém existem também os fatores genéticos, os raciais (já sabe-se que a raça poodle é a mais acometida), e também outras doenças como o hiperadrenocorticismo.

O importante é diante destes sintomas encaminhar o seu cão ao veterinário. O diagnóstico precoce prolonga a vida do nosso amiguinho (O Yuri meu poodle esta em tratamento para diabete fazem sete anos, e está parecendo um guri!).

O tratamento é o veterinário que irá determinar e será baseado na maioria dos casos nas injeções diárias de insulina, alimentação equilibrada  rica em fibras e exercícios físicos regulares.

Na minha opinião o sucesso do tratamento da diabete é resultado da dose correta aliada á alimentação correta, no mercado veterinário exsitem excelentes rações próprias para diabéticos e petiscos sem calorias. Administrar bifinhos ou biscoitos fará com que a glicose do seu cão aumente, e picos podem ocasionar cegueira e até mesmo coma hiperglicemico (quando a glicose fica a cima dos níveis toleráveis para o organismo), prejudicando o seu amiguinho.

A ração que eu recomendo é a Weigth Control Diabetic 30 da Royal Canin, mas já usei a W/d da Hill’s e gostei muito.

Para petiscos… apenas os palitos sem caloria, e aqui está o desafio, resista a aquela carinha de pedinte do seu cachorro, o Yuri gosta do palitinho Pet Palitos Zero calorias da Organnact, com este eu não tenho nenhuma variação da glicemia e ainda estou oferecendo fibras, e ele é claro ele se diverte.

Esteja sempre próximo do seu veterinário de confiança, o nosso amiguinho diabético necessita de cuidados por toda a vida, e é importante ressaltar que fazendo o tratamento corretamente e administrando uma alimentação adequada você pode ter certeza que seu cão diabético viverá muitos e muitos anos ao seu lado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

04

08 2011
2011

2 Comments Add Yours ↓

The upper is the most recent comment

  1. 1

    Muito bom Vivian…..adorei o post, e adorei o blog também!! parabens! beijoss

  2. 2

    Que bom Guga, fico feliz e obrigado por estar acompanhando o blog!
    Grande beijo!!



Seu Comentário