Como e quando iniciar a escovação dos dentes de Cães e Gatos


Pastinha boa com gostinho de carne, que delícia… todo dia ganho um pouquinho(pensou meu poodle guloso que adora comer sua pastinha de dente).

Como nós os animais também necessitam escovar os dentes diariamente. A falta de escovação faz com que bactérias se acumulem na boca, origiando a doença periodontal,também conhecido como tártaro. O tártaro é constituido de bactérias, que ao longo do dia se unen e formam uma placa.

O tártaro pode trazer inúmeros prejuizos para os animais, além de dor para mastigar, dificuldades para comer, emagrecimento, estas bactérias presentes na boca causam endocardite.

A endocardite é uma inflação das valvulas cardíacas que pode evoluir para uma doença cardiaca grave.

Estas bactérias em um estágio inicial causam apenas uma gengivite, neste caso a gengiva fica avermelhada e os nossos amiguinhos começam a ter aquele “bafinho” ruim, em seguida os dentinhos começam a ficar amarelados este é um sinal de que a placa já esta lá, bem instalada. Neste caso apenas o veterinário consegue retirar. Porém podemos evitar que ela se forme escovando diariamente os dentes do nosso companheiro.

Devemos acostumar o nosso amiguinho a escovar os dentes desde filhote, acostumando-o com o seu dedo dentro da boca, com calma, massagenado a gengiva e passando por todos os dentes. Normalmente quando filhotes eles gostam ,pois os dentes estão nascendo e normalmente a gengiva coça bastante. Eles vão tentar mastigar o seu dedo e nesta hora não brigue com ele mostre que é um carinho. Utilizar nesta fase as pastas de dente com sabor de carne, o sabor facilita bastante.

Sempre, eu digo SEMPRE utilize pastas próprias para animais, as nossas pastas fazem espuma e contém flúor ,tóxico para cães e gatos.

No segundo passo da escovação enrole uma gaze no seu dedo, coloque a pasta de dente e passe por toda a boca. Quando ele estiver bem adaptado começe a utilizar a dedeira e depois a escova de dente.

Sempre ofereça um petisco após a escovação para reforçar o bom comportamento. Você pode optar por petiscos que auxiliam a escovação.

Em setembro a ABOV( Associação Brasileira de Odontologia Veterinária) inicia a quinta edição da Campanha Nacional da Saúde Oral.

Leve o seu Cão ou Gato em um veterinário e faça uma avalição, prevenindo o tártato você oferece qualidade de vida  para o seu animal de estimação.

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

10

08 2011
2011

Seu Comentário