Série felinos e suas Manias – 1o Post


Que anjo!

Todo dia ela faz tudo sempre igual me sacode as seis horas da manhã… Chico  Buarque quando escreveu esta música não sabia mas estava falando de um gato.

Todo dia temos as mesmas tarefas, e inconscientemente oferecemos uma rotina para o nosso bichano e ele… aceita é claro, gatos adoram rotina, são metódicos, e quando nos damos conta já somos seus reféns, estou errada?

A rotina faz parte da essência dos felinos. Tente mudar para ver o que acontece, primeiro ele vai ficar indignado, miando, reclamando para que tudo volte ao “normal”.

A mudança pode deixar o gato doente.

O que acontece normalmente é o aparecimento de cistite (infecção na bexiga), ou lipidose felina (doença grave causada pela falta de alimento, quando o gato para de comer).

Mas o que fazer se temos que mudar algo?

Vamos falar primeiro da mudança de ambiente, para uma casa ou apartamento novo.

O bichano precisa de tempo para sentir- se seguro na casa nova, temos que ter paciência.

Antes de mudar o ideal é levar o cheiro do gato para a casa nova. Utilize um pano novo, e esfregue no pêlo próximo dos bigodes, assim ele libera um ferormonio que indica que o território é dele, este pano você passará nas laterais das portas. Importante fazer este processo após ter limpado a casa para mudança, pois a limpeza vai retirar o cheiro do gato do ambiente.

O segundo passo é levá-lo em uma caixa de transporte, e deixar ele na caixinha por um tempo. Tirar o gato a força só vai deixa-lo mais inseguro, leve-o para um cômodo e solte-o lá, neste ambiente coloque a caixa de areia, e os potinhos com água e comida. É normal ele querer se esconder em baixo de algo para se sentir protegido.

Mostre o restante da casa aos poucos, continue todos os dias passando o paninho pela casa.

Pode-se usar também o Feliway um produto que mimetiza o ferormonio liberado nos bigodes. Este ferormonio da Ceva Laboratório Veterinário, pode ser encontrado em duas apresentações, a em spray e o difusor. O difusor é o indicado neste caso pois ele vai atuar no ambiente.

Dê um tempo para o seu gato se acostumar,  tenha paciência , ele vai se adaptar.

Você irá gostar dos outros post da Série Felinos e suas Manias

No 20 post curiosidades sobre o sono dos felinos

No 30 post você encontrará dicas para ensinar o seu gato a utilizar a caixa de areia.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o Autor

Vivian dos Santos Meyer

Outros posts de

Site do Autorhttp://www.sobrecaesegatos.com.br

26

07 2011
2011

Seu Comentário